domingo, 3 de julho de 2011

Desabafo


 


 


 

O que você sente ao desabafar algo a alguém, o que você pode aprender ao contar um segredo a alguém?

Você pode aprender tudo, ou nada. Depende do desabafo, ou para quem você vai contar o segredo. Vou começar contando um segredo: não é a primeira vez que eu desabafo de forma escrita, mas é a primeira vez que eu faço isso de forma a todos saberem o que estou falando (geralmente eu só faço isso com uma única pessoa, como uma confissão).

O que é um desabafo? Para mim, desabafar é compartilhar com alguém (ou alguma coisa – como um diário, por exemplo) suas dúvidas, angústias, sentimentos. Qual o objetivo? Fazer-se compreender, ser ouvido, sentir uma presença ou ombro amigo, receber conselhos... Quais os meios de se desabafar? Aí a lista é maior: escrever em um diário, cantar, quebrar tudo, gritar, confessar, fazer terapia, conversar com os amigos (ou os pais), chorar... Ajuda em alguma coisa desabafar? Depende do caso, alguns casos desastrosos acabam por serem piores de como estavam antes, sem dizer-se nada: se você estiver bêbado, provavelmente vai falar algo de que não gostaria e magoar alguém de que gosta, se você está apaixonado, pode correr o risco de não ser correspondido, ou pior (se vocês já são amigos) perder a amizade, além do fora propriamente dito. Então nesse caso, há muito que se pensar, muito mais coisas estão em jogo. O risco de desabafar tal coisa é bem maior. Se você cometeu um crime ou pecado, beeeem, é melhor nem falar. Mas há o lado bom de desabafar. Tenho que confessar uma coisa: quando a gente desabafa, sente várias emoções diferentes, e a principal delas é o alívio. Quando é algo bom, o alívio é duradouro, quando é algo ruim, o alívio é passageiro. O alívio é o primeiro sentimento que nos envolve, seguido por alegria, ou tristeza, ou raiva, ou esperança...

Se eu tentar ser um pouquinho poética com relação a esse assunto, vou expor algumas dúvidas minhas: qual o melhor momento para desabafar com alguém? Eu adoraria saber esta resposta. Com quem? Com a pessoa referente, com um amigo, terapeuta, escrever em um diário? Por mais que eu guarde, acabo por sentir uma angústia no meu peito, uma vontade de falar sem saber se devo ou não falar. Por mais que eu fale com os outros, ou escreva, sinto que nunca é o jeito certo, a hora certa, a pessoa certa. O melhor (eu acho) é falar com a pessoa a que se diz respeito, meu medo é se é certo fazer isso. Na verdade, sinto como se essas perguntas não tivessem resposta, simplesmente porque eu tenho medo de ouvi-las, ou por não saber aonde ela vai me levar.


 


 


 

Com eu disse em alguns parágrafos atrás, é complicado quando você se apaixona por alguém, justamente por haver muitas almas em jogo (exagerei, eram só duas, a minha e a dele), muitas vezes, a coisa é bem mais complicada do que parece. Logo eu que sempre achei a vida tão simples! E é simples mesmo, nós, seres humanos, é que complicamos as coisas, a verdade é que quando se trata de desabafar sobre o amor, eu não reconheço a mim mesma, é como se fosse uma arma contra mim, uma kriptonita ou algo do tipo. A verdade é que as perguntas são mais difíceis de responder.


 

P. S. Segue aqui um singelo poema sobre o tema.


 


 


 

Desabafo


 

Eu tenho uma dúvida, se você puder me ajudar

Preciso falar a alguém, mas não sei como começar

Será que ele vai entender, vai gostar?

Ou será que vai se chatear, se decepcionar?


 

Por que é tão difícil falar com alguém

Quando se mais precisa desse alguém?

Por que é tão difícil para mim te dizer

O quanto eu gosto de você?


 

Eu sinto medo e insegurança

Até quero chorar feito uma criança

Porque esse sentimento que está em mim

Dói demais do começo ao fim.


 

Pode ser difícil de acreditar no que eu vou lhe contar

Mas com o tempo eu senti algo por dentro mudar

Eu demorei a perceber que não é só conquista

Você acredita em amor à segunda vista?


 


 

Por Hermione N. Sullivan.


 


 


 

Um comentário:

  1. nooossssaaaaa!!!!!!!!!! eu não sou o tipo de pessoa que desabafa por aí. pensei que seria interessante se eu tentasse alguma vez fazer isso, pois como eu disse em meu texto, talvez um dia eu melhore e acabe me tornando uma pessoa melhor se eu abrir espaço no meu coração para alguém. Minha mãe sempre diz que eu não tenho muitos amigos e não tenho namorado por eu ser assim, fechada demais. Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir